Savana

A savana é um bioma de regiões tropicais e semiáridas, como a África Subsaariana e parte da América do Sul. Sua vegetação tem adaptações para o fogo e também para as secas.

A savana é um bioma localizado em áreas de clima tropical e semiárido do planeta Terra. Ela se desenvolve em médias e baixas latitudes, estando presente na África Subsaariana, na América do Sul, na Oceania, na Ásia e em um pequeno trecho da América do Norte. Esse bioma é caracterizado por amplos campos abertos formados por diferentes tipos de gramíneas e arbustivas, além de árvores espaçadas que são marcadas pelo tronco espesso e retorcido. Essas são algumas das adaptações que as plantas das savanas têm por causa do clima seco e, também, do elevado teor de acidez do solo. Sua fauna conta com grandes mamíferos como elefantes, girafas, leões, onças e búfalos.

No Brasil, as savanas foram categorizadas como Cerrado e como Caatinga, que se diferenciam principalmente pelo aspecto climático. Ambos os biomas, assim como as demais savanas do mundo, têm sofrido atualmente com um problema ambiental em comum que é o desmatamento, cujas causas são antrópicas e estão atreladas à expansão da agropecuária e do plantio de commodities agrícolas. Uma das consequências, que já vêm sendo observadas, inclusive na Caatinga brasileira, é a desertificação.

Leia também: Taiga — detalhes sobre este bioma situado em latitudes intermediárias, na porção norte do planeta

Resumo sobre savana

  • Savana é um tipo de bioma que acontece em áreas de baixa e média latitude do planeta.
  • Ela se localiza principalmente na África Subsaariana e na América do Sul. É encontrada, também, em parte da América do Norte, da Ásia, da Europa e da Oceania.
  • De acordo com os aspectos físicos da região em que se desenvolve, é classificada em tropical, temperada, mediterrânea, montanhosa ou pantanosa.
  • O solo das savanas, em geral, tem fertilidade química que varia de baixa a mediana, com baixo pH e textura arenosa ou argilosa.
  • A vegetação das savanas é formada por campos abertos, com espécies de gramíneas, arbustivas e algumas árvores espaçadas de tronco retorcido e casca espessa.
  • As plantas das savanas são adaptadas ao tempo quente e seco, com longos períodos sem chuva. Algumas adaptações protegem, também, contra o fogo e contra animais.
  • A fauna da savana é muito diversa, com uma enorme biodiversidade que inclui espécies endêmicas em todas as localidades onde ocorre.
  • No Brasil, a savana é formada pelo Cerrado e pela Caatinga, presentes sobretudo nas regiões Centro-Oeste e Nordeste do país.
  • É na África que as savanas são mais expressivas, e recobrem uma área de aproximadamente 45% do continente, na grande região da África Subsaariana.

O que é a savana?

Savana é um tipo de bioma que está presente nas áreas de baixa e média latitude do planeta Terra. Nela são encontradas paisagens formadas por campos de gramíneas, arbustos e árvores de pequeno e médio porte que são adaptadas para o clima tipicamente seco e com, ao menos, uma estação sem chuvas. Esse bioma recobre, atualmente, um terço de toda a superfície terrestre, sendo fundamental para a garantia da biodiversidade do planeta e para a manutenção do seu equilíbrio ecológico e ambiental.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Tipos de savana

As savanas acontecem em áreas muito diversificadas, que apresentam particularidades em aspectos físicos, como o clima e o solo. Por isso, convencionou-se classificar a savana em diferentes tipos de acordo com a sua área de ocorrência. São, portanto, tipos de savana:

  • Savana tropical: abrange uma maior área. São as savanas que se desenvolvem na zona tropical do planeta Terra, que recebe maior luminosidade solar durante o ano e apresenta as maiores temperaturas. Uma de suas principais características é a existência de uma estação seca, que pode ser prolongada ou não. Isso condiciona a presença de árvores e plantas com adaptações físicas e biológicas para esse tipo de clima.
  • Savana temperada: desenvolve-se em áreas de média latitude do planeta Terra, entre os trópicos e os círculos polares. Ela demarca a transição entre uma área quente e seca e outra área mais fria e com maior umidade, e pode ser confundida com o bioma campos. A diferença, no entanto, é que as savanas têm plantas em diferentes estratos e contam com árvores e arbustos.
  • Savana mediterrânea: desenvolve-se em áreas de clima mediterrâneo, que, lembrando, não necessariamente são áreas banhadas pelo mar Mediterrâneo. Esse clima é caracterizado pelas temperaturas de médias a elevadas e pela baixa amplitude térmica, com verões secos e invernos chuvosos. A particularidade das savanas mediterrâneas é a inexistência de árvores por causa do solo pouco fértil.
  • Savana montanhosa ou alpina: desenvolve-se em áreas de elevada altitude. Por causa do clima, que tende a ser mais frio e mais seco, e dos solos menos desenvolvidos, observa-se a formação de campos de gramíneas e de arbustivas.
  • Savana pantanosa: apresenta planícies de inundação que ficam alagadas durante o período de chuvas. Elas são mais comuns em clima tropical, caracterizado pela presença de uma estação chuvosa.

Principais características da savana

→ Localização da savana

A maior parcela das savanas do mundo se localiza na zona tropical do planeta Terra, que fica entre o Trópico de Câncer e o Trópico de Capricórnio. São áreas de latitude média e baixa encontradas principalmente nos países da África, mais precisamente na grande região da África Subsaariana, e na América do Sul. É possível observar a presença de savanas, também, no norte da Austrália e em parte da Oceania e em trechos da América do Norte, da América Central e da Europa.

Esse é um bioma muito presente em toda a superfície terrestre, e recobre aproximadamente um terço de sua extensão. Veja no mapa a seguir onde estão localizadas as principais savanas do mundo:

Mapa-múndi mostrando a localização das savanas.
As savanas se localizam principalmente na zona tropical do planeta Terra.[1]

→ Solo da savana

Os solos em que a vegetação das savanas se desenvolve são pouco férteis ou apresentam fertilidade química mediana, o que depende do tipo de rocha do qual ele se originou, sendo formado por sedimentos em textura arenosa ou argilosa. Sua estrutura física também demonstra fragilidade, especialmente em áreas mais secas, como no Nordeste do Brasil e próximo do Saara, estando mais suscetível a fenômenos como a erosão e, em situações extremas, a desertificação. O segundo caso já é observado na região africana do Sahel e no Semiárido Brasileiro.

Outra característica comum aos solos das savanas é a sua acidez. Por conta da sua composição mineral, os solos têm pH baixo, e esse aspecto reflete na sua vegetação lenhosa — árvores de troncos retorcidos.

→ Clima da savana

As savanas se desenvolvem em clima tropical ou em variações dele. Elas são encontradas nos climas semiárido, tropical típico, mediterrâneo e em algumas áreas de clima subtropical ou temperado. No último caso, entretanto, elas são menos recorrentes. No geral, o clima das savanas é marcado por temperaturas elevadas durante o ano, variando entre médias de 18 ºC e 27 ºC. As médias térmicas são mais altas em áreas mais próximas da Linha do Equador.

A pluviosidade é variável e depende da região em que a savana acontece, sendo esse aspecto do clima determinante para o tipo de vegetação. Existem áreas de savana que recebem entre 1200 e 1500 mm de chuva ao ano, e são nelas que predomina o clima tropical. Nas regiões de clima semiárido, o volume anual de chuvas nas savanas varia entre 250 e 800 mm, com longos meses de estiagem e pluviosidade concentrada em um período curto.

→ Vegetação da savana

Exemplo de vegetação da savana.
A vegetação da savana é formada por campos abertos, por campos sujos e por trechos de bosques.

A vegetação das savanas é caracterizada pelo dossel aberto e é composta por campos de gramíneas, arbustivas e também por árvores lenhosas de pequeno e médio porte que se encontram bem espaçadas. Em algumas savanas, observa-se, ainda, árvores de grande porte, como é o caso dos baobás na savana africana. No entanto, não temos a formação de florestas ou mesmo de matas como em biomas mais úmidos, como é o caso das florestas tropicais.

Tendo em vista o clima das savanas, a maioria da sua vegetação tem adaptações para conseguir sobreviver aos períodos sem chuva. Essas plantas são classificadas como xerófitas. Além das modificações para as estiagens, as plantas das savanas são adaptadas para o fogo, uma ocorrência comum especialmente nas áreas mais quentes e secas, e contra predadores. São essas adaptações:

  • raízes profundas que conseguem atingir o nível do lençol freático;
  • raízes longas que se espalham por uma grande área, ampliando a capacidade de captação;
  • capacidade de armazenar água em sua estrutura interna (suculentas);
  • espinhos em sua superfície externa;
  • desprendimento das folhas no período seco;
  • frutos amargos que afastam predadores;
  • caules retorcidos com troncos espessos e resistentes ao fogo.

◦ Flora da savana

A flora das savanas é formada uma por uma grande variedade de plantas. Conheça algumas delas:

acácia

mimosa

aroeira

ipê

palha-da-guiné

xiquexique

palmeira-de-leque

angico

bromélia

juazeiro

buriti

capim-elefante

→ Fauna da savana

A savana pode ser considerada o segundo maior bioma do mundo em termos de biodiversidade, ficando atrás somente das florestas tropicais úmidas. Centenas de milhares de espécies de animais, como grandes mamíferos, répteis, anfíbios, roedores e insetos, têm as savanas do mundo como seu habitat. Sem contar, ainda, as espécies endêmicas, como é o caso dos marsupiais da Oceania.

Leão em uma região de savana.
O leão é um dos animais que habitam as savanas.

A seguir, veja alguns animais que vivem nas savanas do mundo:

elefante

zebra

canguru

hiena

girafa

búfalo

leão

antílope

tatu-bola

lobo-guará

onça-parda

veado-catingueiro

leopardo

javali

lagarto

rinoceronte

anta

sagui

→ Hidrografia da savana

A hidrografia das savanas depende do regime pluvial da região onde elas estão localizadas, o que, por sua vez, é um aspecto intrínseco do clima. Em áreas de clima quente e seco, como o clima semiárido, nota-se a predominância de rios intermitentes, que ressecam durante a estiagem. As plantas dependem da água armazenada no subsolo, como no lençol freático ou em aquíferos, para se manterem durante a seca. Determinadas localidades têm açudes — reservatórios artificiais cujas águas são utilizadas para a irrigação, auxiliando no abastecimento local.

Em áreas de clima tropical típico ou subtropical, as savanas exibem cursos d’água perenes, que não ressecam durante o ano. A regularidade das chuvas proporciona, ainda, o desenvolvimento de amplos reservatórios subterrâneos de água e até mesmo a aparição de nascentes de rios, sobretudo em terrenos planálticos. Isso acontece no Brasil, mais precisamente no Cerrado, e também nas regiões da África Ocidental e da África Oriental.

Savana no Brasil

Região de vegetação da savana no Brasil, formada pelo Cerrado e pela Caatinga.
A savana do Brasil é formada pelo Cerrado e pela Caatinga.

A savana existe no Brasil. Considera-se ambos os biomas, o Cerrado e a Caatinga, como sendo a savana brasileira. Eles estão presentes nas regiões Centro-Oeste e Nordeste de forma predominante, estendendo-se também para parte do Norte e do Sudeste do país. Em conjunto, a Caatinga e o Cerrado ocupam uma área de aproximadamente 34% do território brasileiro.

O que diferencia os diferentes biomas inseridos na savana brasileira é o clima de cada um deles: enquanto o Cerrado tem clima tropical típico, a Caatinga tem clima semiárido. O primeiro tem temperaturas altas e umidade moderada, com duas estações bem definidas: uma seca e a outra chuvosa. O segundo é quente e seco, com baixa umidade do ar e uma longa estação seca que dura até oito meses. Por essa razão, a Caatinga tem muitos rios intermitentes, enquanto o Cerrado abriga as nascentes das principais bacias hidrográficas brasileiras.

Sua fauna e sua flora são muito ricas e contêm mais de meio milhão de espécies de animais e de plantas combinadas. Entretanto, essa biodiversidade se encontra ameaçada pela ação antrópica, em especial pelo avanço da fronteira agrícola sobre as áreas de vegetação nativa e por práticas nocivas de desmatamento, como as queimadas. Na Caatinga, sobretudo, identifica-se também o processo de desertificação, provocado pelo desmatamento e intensificado pelos longos períodos de estiagem.

e também: Como é a vegetação do Brasil?

Savana africana

A savana é o principal bioma da África. Ela recobre aproximadamente 13,5 milhões de quilômetros quadrados, o que representa 45% da área do continente africano. As savanas africanas ficam na região localizada ao sul do Deserto do Saara, denominada África Subsaariana. Elas são caracterizadas pelos campos abertos e pela presença de árvores de diversos tamanhos, incluindo os baobás, que chegam a 25 metros de altura. As savanas africanas são, ainda, o habitat do maior mamífero terrestre do mundo, o elefante-africano.

Fundamental para a biodiversidade e para o equilíbrio ambiental em escala planetária, as savanas africanas também têm ado por um sério problema de degradação que é fruto da intervenção humana na natureza. A expansão de áreas habitadas e, principalmente, o aumento das áreas plantadas são os fatores que têm provocado o desmatamento e gradual destruição das savanas, processo esse que é agravado pelas mudanças climáticas. Uma das consequências é a desertificação dos solos, o que acontece sobretudo próximo do Sahel, na transição com o Saara.

Exercícios resolvidos sobre savana

Questão 1

(Mackenzie)

Fotografia da savana brasileira (bioma Cerrado) em exercício da Mackenzie sobre savana.

De acordo com os seus conhecimentos e as definições do Profº Aziz Ab’Saber, assinale a alternativa correta relativa ao domínio morfoclimático ilustrado.

A) Planaltos arenito-basálticos; clima semiárido e ocorrência de uma vegetação rasteira com predomínio de arbustos de baixo porte. Índices pluviométricos ínfimos durante todo o ano, apresentando duas estações bem definidas. Vegetação com dois extratos, arbustivo e arbóreo, definindo solo pobre, no horizonte A.

B) Relevo característico de planaltos e serras do Atlântico Leste-Sudeste, ou de escarpas que separam os planaltos das planícies litorâneas. Clima tropical úmido. Topografia de morros arredondados, modelados pelo intemperismo e pela erosão em estruturas cristalinas, devido às constantes chuvas locais.

C) Relevo tipicamente de planalto, com leves ondulações conhecidas de maneira popular como “coxilhas”, recobertas por uma vegetação herbácea conhecida como campos (árvores com folhas grossas e espinhosas).

D) Conhecido também como Domínio Tropical de chapadões florestados. O relevo é o grande elemento da paisagem. Sua vegetação original, floresta tropical, praticamente desapareceu. Com predomínio de epífitas e bromélias em toda a sua extensão, apresenta níveis pluviométricos bem distribuídos durante todo o ano.

E) Este domínio, que ocorre, principalmente, na região Centro-Oeste, também ocupa parte das regiões Norte, Nordeste e Sudeste. Caracterizado pelo clima tropical, possui solos pouco férteis, devido à sua acidez. Sua vegetação apresenta arbustos, com galhos retorcidos e raízes profundas. Possui uma estação seca e outra úmida.

Resolução:

Alternativa E.

As imagens mostram campos de gramíneas alternados com árvores de médio porte e caule retorcido, o que caracteriza a vegetação das savanas. As savanas brasileiras ficam no Centro-Oeste, no Nordeste e em um pequeno trecho do Norte, e correspondem aos biomas Cerrado e Caatinga. O Cerrado e a Caatinga se desenvolvem em solos de baixa fertilidade, muitas vezes com alto teor de acidez, e em climas tropical e semiárido, marcados pela presença de uma estação seca que pode ter duração relativamente curta (tropical) ou longa (semiárido).

Questão 2

(UFG)

Mapa-múndi com as vegetações do mundo em exercício da UFG sobre savana.

No mapa, o bioma destacado na cor preta é caracterizado por:

A) florestas pluviais, sustentadas por solos profundos, com elevadas precipitações anuais, desmatamento comercial e avanços da atividade agropecuária.

B) vegetação rasteira com sistema radicular profundo, associada a solos arenosos e pouco férteis e baixa precipitação, com atividades agrícolas restritas.

C) vegetação latifoliada mista decídua associada a solos do tipo podzol e chernozen, precipitações médias entre 500 e 1300 mm/ano.

D) vegetação composta de diferentes estratos que acompanham a variação pedológica, com uma estação seca e outra chuvosa e atividades agropecuárias.

E) estepes e pradarias sustentadas por solos férteis e pouco profundos, com verões secos e invernos frios e desenvolvimento da atividade pecuária.

Resolução:

Alternativa D.

O bioma destacado na cor preta é a savana, que, a depender da área em que se desenvolve, é sustentada por um tipo de solo que depende da rocha mãe e da ação dos agentes intempéricos da área. Além disso, a savana acontece em climas tropicais típicos e semiáridos, que têm, ao menos, uma estação seca. Atualmente o principal motivo da sua devastação é o avanço das áreas agropecuárias, abertas e cultivadas mediante técnicas como a calagem do solo e a irrigação.

Crédito de imagem

[1] Terpsichores / Wikimedia Commons (reprodução)

Fontes

IBGE. Atlas escolar. Rio de Janeiro: IBGE, [2024]. Disponível em: https://atlasescolar.ibge.gov.br/.

LUCCI, Elian Alabi. Território e sociedade no mundo globalizado, 1: ensino médio. São Paulo: Saraiva, 2016.

NATIONAL GEOGRAPHIC. Save Our Savannahs! National Geographic Kids, [s.d.]. Disponível em: https://www.natgeokids.com/uk/home-is-good/savannah-habitat/.

ROSS, Jurandyr L. Sanches. (Org.). Geografia do Brasil. São Paulo: Editora da Universidade de São Paulo, 2019. 6 ed. 3 reimp. (Didática; 3).

SMITH, Jeremy M.B. Savanna (ecological region). Encyclopedia Britannica, [s.d.]. Disponível em: https://www.britannica.com/science/savanna.

Parte da fauna e da flora da savana, um dos biomas do mundo.
A savana é um bioma tropical caracterizado pela vegetação formada por campos de gramíneas e por árvores adaptadas ao calor e à estiagem.
Publicado por Paloma Guitarrara

Videoaulas

Artigos Relacionados

Animais em extinção
Clique no texto para saber quais são os animais em extinção existentes no Brasil e no mundo. Confira a lista que contém essas espécies.
Animais extintos
Clique e aprenda mais sobre animais extintos. Saiba o que significa essa classificação e quais são as causas da extinção. Veja lista com 30 espécies extintas.
As duas Áfricas
Os contrastes dentro de um mesmo continente.
Bacias Sedimentares
O conceito, a formação, as características e a importância das bacias sedimentares.
Bioma
Entenda o que são biomas, quais as suas características e importância e por que devemos preservá-los. Conheça os principais biomas do Brasil e do mundo.
Biomas brasileiros
Clique aqui, saiba quais são os biomas brasileiros, conheça suas principais características e entenda a importância dessas unidades geográficas para o Brasil.
Caatinga
Conheça as principais características da Caatinga. Entenda mais sobre a sua vegetação, e veja quais são os principais impactos ambientais presentes nesse bioma.
Cerrado
Leia este texto e saiba mais sobre o Cerrado. Esse bioma abrange cerca de 22% do território brasileiro e é considerado a savana do Brasil. Aprenda mais a respeito das principais características dessa grande unidade ecológica, as quais peram sua fauna, flora, vegetação, hidrografia, solo e conservação.
Crátons
Compreenda a definição, as características e as especificações dos Crátons, uma importante estrutura geológica da Terra.
Desertos
Saiba quais são as principais características naturais dos desertos. Veja quais são os maiores desertos do mundo. Entenda o processo de formação de um deserto.
Estepes
Saiba quais são as principais características das vegetações de estepes. Veja detalhes sobre essa vegetação que ocorre em zonas de climas considerados inóspitos.
Floresta tropical
Saiba quais são as principais características das florestas tropicais. Veja detalhes sobre sua fauna e flora. Confira outros aspectos geográficos dessas florestas.
Florestas
Clique aqui e descubra como as florestas são formadas. Veja quais são os tipos mais comuns. Saiba quais são as florestas brasileiras e mundiais.
Vegetação do Brasil
Saiba quais são os principais tipos de vegetação do Brasil. Leia sobre as características de cada uma das vegetações presentes no território brasileiro.
Vegetações Mundiais
Vegetações mundiais, Quais são os tipos de Vegetações mundiais, Onde se desenvolvem as Vegetações mundiais, Vegetações mundiais e os climas, As características das Vegetações mundiais, Vegetações mundiais e umidade.
África
Conheça as principais características da África e tire as suas dúvidas sobre o continente considerado o berço da humanidade.