Mar Mediterrâneo

O Mar Mediterrâneo é um corpo hídrico que fica entre Europa, África e Oriente Médio, tendo importância para a economia, o comércio e o turismo dos 22 países banhados por ele.

O Mar Mediterrâneo é um corpo hídrico semifechado que fica entre o sul da Europa, o norte da África e o Oriente Médio e que foi palco de eventos históricos marcantes para a humanidade. Ele é separado do Oceano Atlântico pelo Estreito de Gibraltar, localizado a leste.

Sua área mede 2.500.000 km² aproximadamente, sendo um mar amplo que se subdivide em outros mares, como o Adriático e Egeu, com amplitude térmica acentuada e salinidade elevada. Desempenha papel importante no clima e na manutenção da biodiversidade locais, sendo importante também para a economia dos países banhados por ele. Além de 22 países e territórios, o Mar Mediterrâneo circunda um conjunto de milhares de ilhas, como a Sicília.

Leia também: Qual é a diferença entre mar e oceano?

Resumo sobre o Mar Mediterrâneo

  • O Mar Mediterrâneo fica entre o sul da Europa, o norte da África e o Oriente Médio.

  • Trata-se de um corpo hídrico semifechado que se formou a partir da separação de duas placas tectônicas, e hoje recobre uma área de 2.500.000 km².

  • Pode ser compartimentado em duas grandes bacias (oriental e ocidental) a partir de uma cordilheira submarina que se estende da ilha de Sicília até a Tunísia.

  • Divide-se, ainda, em diversos outros mares, como o Adriático, o Jônico e o Egeu.

  • Sua profundidade média é de 1.500 metros. A região mais profunda do Mar Mediterrâneo fica próximo da Grécia, e tem mais de 5.100 metros.

  • Apresenta salinidade mais alta do que a dos demais mares e oceanos.

  • A variação de temperatura em suas águas vai de 10 ºC, a 28 ºC, a depender do período do ano.

  • O Mediterrâneo banha 22 países e territórios, assim como milhares de ilhas, como Sicília, Sardenha e Córsega.

  • A palavra Mediterrâneo significa “entre terras” no latim. O nome desse mar, portanto, foi atribuído por causa de sua posição geográfica.

  • O Mar Mediterrâneo contribui para a economia dos países banhados por ele, principalmente no turismo costeiro. O comércio, a pesca e a exploração petrolífera são também desenvolvidas na região.

  • Sua importância se estende ainda para o equilíbrio climático e para a manutenção da biodiversidade marinha.

  • Inúmeras civilizações da Antiguidade fizeram uso do Mar Mediterrâneo para o comércio internacional e como via de o a outros territórios. A região foi palco, ainda, de importantes batalhas e eventos que marcaram a história da humanidade.

Onde fica o Mar Mediterrâneo?

Mapa com a localização do Mar Mediterrâneo.
O Mar Mediterrâneo fica entre três diferentes continentes.

O Mar Mediterrâneo fica entre o sul da Europa, o norte da África e o Oriente Médio, região que pertence ao continente asiático. Ele é separado do Oceano Atlântico por uma estreita agem de 13 quilômetros entre os territórios europeu e africano denominada Estreito de Gibraltar.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Características do Mar Mediterrâneo

O Mar Mediterrâneo é um corpo hídrico semifechado que faz a conexão entre três diferentes continentes. Ele se formou a partir do afastamento das placas tectônicas da Eurásia e Africana, dando origem a uma profunda depressão cujo assoalho é composto por diferentes formas geológicas. Uma delas é a cordilheira submarina com vertente de 365 metros que se estende de norte a sul entre a Sicília, ilha pertencente ao território italiano, e a costa da Tunísia, no norte da África. Essa cordilheira divide o Mar Mediterrâneo em duas regiões distintas:

  • Mediterrâneo Oriental, que se subdivide em duas outras bacias e representa 34% da área total do Mar Mediterrâneo;

  • Meridiano Ocidental, que se subdivide em quatro outras bacias, compreendendo 66% da área total do Mar Mediterrâneo.

Estima-se que a área superficial desse mar seja de 2.500.000 km², sendo ele o maior mar interior do mundo. Por conta disso, e pela subdivisão do Mediterrâneo em bacias, esse importante mar é formado por outros mares de área reduzida. Entre os principais estão os mares Jônico, Egeu, Adriático e de Creta.

Todo esse conjunto de águas consiste em um volume de 3,75 milhões de quilômetros cúbicos, alimentados pela rede hidrográfica dos três continentes em questão. Os rios Nilo e Ródano são os dois principais que contribuem para o influxo de água no Mar Mediterrâneo.

A profundidade do Mar Mediterrâneo varia entre 170 metros na região do Estreito de Gibraltar e 5.100 metros na Fossa Helênica, situada próximo da costa da Grécia. Nas demais áreas desse corpo hídrico, entretanto, a profundidade é de 1.500 metros aproximadamente.

Um aspecto do Mar Mediterrâneo que o distingue de outros corpos de água salgada é, justamente, a sua salinidade. Classificado como um dos mares mais salgados do mundo, o Mediterrâneo tem aproximadamente 38 partes por milhão (ppm) de sais dissolvidos, enquanto a média considerada regular é de 35 ppm.

A temperatura das águas do Mar Mediterrâneo varia substancialmente entre o verão e o inverno: enquanto nos meses mais quentes do ano ela pode chegar a 28 ºC, nos meses mais frios fica entre 10 ºC e 12 ºC. Lembrando que o inverno é a estação chuvosa na região, quando ocorrem tempestades severas sobre o Mar Mediterrâneo, que tornam a sua travessia uma atividade muito perigosa.

Leia também: Mar Morto — o grande lago de água salgada localizado no Oriente Médio

Países banhados pelo Mar Mediterrâneo

O Mar Mediterrâneo banha 22 países e territórios nos três continentes que interconecta. Saiba quais são eles nas tabelas a seguir.

Países da África banhados pelo Mar Mediterrâneo

Argélia

Egito

Líbia

Marrocos

Tunísia

 

Países e territórios do Oriente Médio banhados pelo Mar Mediterrâneo

Israel

Líbano

Faixa de Gaza (Palestina)

Síria

 

Países da Europa banhados pelo Mar Mediterrâneo

Albânia

Grécia

Bósnia e Herzegovina

Itália

Chipre

Malta

Croácia

Mônaco

Eslovênia

Montenegro

Espanha

Turquia

França

Ilhas do Mar Mediterrâneo

Além dos territórios continentais banhados pelo Mar Mediterrâneo, existem mais de 10.000 ilhas que se distribuem por toda a sua área. Enquanto uma delas é um país insular, que é o caso do Chipre, outras são uma extensão de territórios como a Grécia, a Itália e a Tunísia, por exemplo. O Mediterrâneo abriga ilhas de diferentes tamanhos, algumas delas sem nenhuma população. Esse é o caso de muitas ilhas gregas.

Vista da Sicília, ilha do Mar Mediterrâneo.
A ilha italiana de Sicília é a maior do Mar Mediterrâneo.

Reunimos na tabela abaixo as 10 maiores ilhas do Mar Mediterrâneo com as suas respectivas áreas e país ao qual pertencem:

Maiores ilhas do Mar Mediterrâneo

Ilha

País

Área

Sicília

Itália

25.834 km²

Sardenha

Itália

24.100 km²

Chipre

Chipre

9.251 km²

Córsega

França

8.681 km²

Creta

Grécia

8.312 km²

Eubeia

Grécia

3.655 km²

Maiorca

Espanha

3.640 km²

Lesbos

Grécia

1.630 km²

Rodes

Grécia

1.398 km²

Chios

Grécia

842 km²

Por que é chamado de Mar Mediterrâneo?

O Mar Mediterrâneo é assim chamado por causa da sua posição geográfica. A palavra “Mediterrâneo” é derivada do latim mediterraneus, que significa “entre terras”, fazendo alusão ao fato de esse corpo hídrico estar cercado pelas terras de três continentes.

Qual a importância do Mar Mediterrâneo?

Há séculos o Mar Mediterrâneo é uma importante via de o aos países da Europa, do norte da África e do Oriente Médio. Por fazer a conexão entre essas diferentes regiões, ele se tornou estratégico para o comércio internacional, para a defesa territorial e também para o intercâmbio cultural através do turismo. Todos os anos são centenas de milhares de navios mercantes que entram e que deixam o Mediterrâneo com matérias-primas, bens de consumo e diferentes tipos de insumos, sendo essa uma rota comercial estabelecida e amplamente utilizada desde a Antiguidade.

Em se tratando do turismo, os cruzeiros são muito populares na região, e representam uma importante fonte de receita para países como a Grécia, Malta, Mônaco, Itália e outros. Recentemente, o número de pessoas que esteve a bordo de um cruzeiro no Mediterrâneo ultraou a marca de 30 milhões, especialmente nos primeiros anos depois da pandemia de covid-19, mais precisamente entre 2023 e 2024. Ainda em se tratando da economia, a exploração petrolífera e a pesca comercial são atividades que garantem a manutenção de diversas economias nacionais e, portanto, confere importância ao Mar Mediterrâneo.

A biodiversidade desse corpo hídrico é extensa, ainda mais quando consideramos a parcela de um terço das suas espécies como sendo endêmicas. Por isso, o Mar Mediterrâneo tem importância para a manutenção das diferentes formas de vida marinha e, também, costeira. Nota-se ainda o papel que ele possui de fator climático, regulando elementos como a temperatura e a umidade das regiões banhadas por ele. Sua importância é tamanha para a circulação atmosférica que o clima local recebeu o nome de clima mediterrâneo.

Leia também: Lago, lagoa e laguna — qual a diferença?

História do Mar Mediterrâneo

A história do Mar Mediterrâneo é longa e se confunde com aquela de parte da civilização ocidental e também oriental. Inúmeros povos da Antiguidade se desenvolveram e prosperaram ao longo da costa mediterrânea em todos os continentes banhados por esse mar. Povos como cartagineses, egípcios, fenícios e cretenses foram alguns dos primeiros a realizar o mapeamento da costa e identificar áreas propícias ao desenvolvimento comercial.

O Mar Mediterrâneo desempenhou, então, um papel fundamental no estabelecimento de rotas para o comércio internacional e entrepostos comerciais, principalmente entre povos da Ásia e da Europa, e também para a geopolítica local, sendo uma via de o para o processo de dominação e conquista territorial que foi realizado por impérios como o macedônio, liderado por Alexandre, o Grande, cartaginês, romano, bizantino e otomano. Além disso, era por meio do Mediterrâneo que era realizada a comunicação e a defesa desses territórios.

Então, em diferentes momentos da história, as águas do Mediterrâneo tiveram papel estratégico-militar tanto na Europa quanto na África e no Oriente Médio. Foi também a partir do Mar Mediterrâneo que muitos países se lançaram ao mar e partiram em direção ao oceano aberto com o objetivo de alcançar novas terras, tendo chegado até a América. Nesse ínterim, as atividades anteriormente desenvolvidas na região foram se consolidando e consagrando o Mediterrâneo como uma das áreas comerciais e de intercâmbio mais importantes do mundo.

Batalhas da Primeira e da Segunda Guerra Mundial, que aconteceram na primeira metade do século XX, foram travadas no Mar Mediterrâneo. Uma delas foi a Batalha do Mediterrâneo, que aconteceu entre 1940 e 1945, portanto durante quase todo o período da Segunda Guerra Mundial, e teve a atuação das marinhas da Itália, da Alemanha e do Reino Unido, este último do lado dos Aliados. Por fim, este grupo saiu vencedor e ou a exercer domínio sobre a região.

Ao longo da segunda metade do século XX, importantes descobertas de petróleo foram feitas, ajudando a alavancar a economia local. Pensando na história moderna do Mar Mediterrâneo, ele é visto por refugiados oriundos de países em guerra no Oriente Médio e na Ásia como uma via de o a melhores oportunidades de vida na Europa. Entretanto, os perigos naturais da travessia, embarcações precárias e superlotadas e as próprias políticas migratórias europeias impedem a sua concretização. Não são poucos os relatos de mortes que aconteceram no trajeto, motivo pelo qual a ONU classifica o Mar Mediterrâneo como a rota mais mortal para os imigrantes e refugiados.

Curiosidades sobre o Mar Mediterrâneo

  • Por muito tempo, foi apelidado de Incubadora da Civilização Ocidental.

  • A idade estimada do Mar Mediterrâneo é de 5,3 milhões de anos.

  • Mais de 220.000 navios mercantes atravessam o Mar Mediterrâneo todos os anos.

  • O Mediterrâneo fica em uma área de intensa atividade tectônica, já que foi formado sobre uma zona de encontro de placas.

  • Estima-se que o Mar Mediterrâneo seja habitat para 17.000 espécies marinhas, das quais aproximadamente 20% são endêmicas.

  • Cerca de 700 espécies de peixe vivem no Mar Mediterrâneo.

Exercícios sobre Mar Mediterrâneo

Questão 1

(Famerp) Mar Mediterrâneo foi, desde o início da História que conhecemos, uma região de intenso comércio, de intensas trocas de bens, experiências, invenções e ideias. Estava ligado pelos navios e pelas caravanas ao resto da Europa e à Ásia. Recebia novidades tanto das ilhas Britânicas quanto da China. O que se inventava numa terra distante não demorava a chegar ali.

(Alberto da Costa e Silva. A África explicada aos meus filhos, 2008.)

A partir do texto, é possível afirmar que o Mar Mediterrâneo:

a) foi o epicentro da hegemonia marítima britânica, que se afirmou ainda na Antiguidade e alcançou seu auge após a conquista da América.

b) concentrou as principais atividades comerciais do mundo, desde a Antiguidade até os dias de hoje, e gerou a noção de globalização.

c) representou, por muitos séculos, um ponto de encontro e integração econômica e cultural, articulando áreas e facilitando a expansão comercial.

d) permitiu a constituição de um equilíbrio entre os continentes africano, asiático e europeu, no período que antecedeu a colonização da África.

e) significou mais claramente um importante espaço de conflito e disputa comercial do que de trocas políticas e culturais.

Resposta: Alternativa C. O Mar Mediterrâneo era um ponto importante de intercâmbio econômico e cultural, o que foi possível graças à expansão do comércio naquela região.

Questão 2

Sobre o Mar Mediterrâneo, assinale a alternativa correta:

a) É um mar fechado que não possui ligação com outros mares e oceanos.

b) Fica entre três continentes e sempre foi importante para o seu intercâmbio comercial.

c) Conecta-se ao Oceano Pacífico através do Estreito de Gibraltar.

d) Por causa da temperatura de suas águas, abriga poucas espécies de animais e de plantas.

e) Não é ameaçado pelo aquecimento global, já que se mantém isolado de outros corpos hídricos.

Resposta: Alternativa B. O Mar Mediterrâneo interliga África, Ásia e Europa, e desempenha, desde a Antiguidade, papel fundamental para o comércio.

Fontes:

BOXER, Baruch; SALAH, Mostafa. Mediterranean Sea: Physiographic and geologic features. Encyclopaedia Britannica, [1999-2023]. Disponível em: https://www.britannica.com/place/Mediterranean-Sea/Physiographic-and-geologic-features.

FINNEGAN, Gary. Mediterranean Sea: small changes big impacts. Horizon Magazine, 29 jul. 2013. Disponível em: https://ec.europa.eu/research-and-innovation/en/horizon-magazine/mediterranean-sea-small-changes-big-impacts.

SAĞLAMER, Gülsün. The Mediterranean Sea: Cradle of Civilization. UN Chronicle, [s.d.]. Disponível em: https://www.un.org/en/chronicle/article/mediterranean-sea-cradle-civilization.

UN. Mediterranean crossing still world’s deadliest for migrants – UN report. UN, 24 nov. 2017. Disponível em: https://news.un.org/en/story/2017/11/637162.

UNEP. Mediteranean. United Nations Environmental Program (UNEP), [s.d.]. Disponível em: https://www.unep.org/explore-topics/oceans-seas/what-we-do/working-regional-seas/regional-seas-programmes/mediterranean.

WWF. The Mediterranean Basin refers to the sea and lands around, and surrounded by, the Mediterranean Sea. WWF, [s.d.]. Disponível em: https://wwf.panda.org/discover/knowledge_hub/where_we_work/mediterranean/.

Vista do localização do Mar Mediterrâneo
O Mar Mediterrâneo banha três continentes e é considerado o maior mar fechado do mundo.
Publicado por Paloma Guitarrara

Videoaulas

Artigos Relacionados

Canal de Suez
Conheça a história do Canal de Suez e entenda a sua importância política e econômica. Veja também por que ele é o principal canal marítimo artificial do mundo.
Crise dos refugiados
e este link para entender o problema dos refugiados, por que tem acontecido uma crise e quais as consequências políticas disso.
Diferença entre mar e oceano
Descubra quais são as principais diferenças entre mar e oceano, quais são as definições de cada um e os principais exemplos de mares e oceanos no mundo.
Guerras Púnicas
e o site e saiba mais sobre as Guerras Púnicas. Acompanhe o desenvolvimento desse conflito e sua importância para a expansão territorial de Roma.
Oceano Atlântico
Clique e veja as características geográficas e morfológicas do Atlântico. Entenda sua importância econômica e ambiental, e saiba dos impactos que ele vem sofrendo.
Uso econômico das rochas
Conheça a importância da utilização das rochas tanto na atualidade quanto ao longo da história.