Bandeira da África do Sul
A bandeira da África do Sul é um símbolo nacional do país. Composta por um conjunto de cores que representam a população e a história política e social sul-africanas, a atual bandeira foi concebida em 1994 por Frederick Brownell, no começo da era pós-Apartheid. Ela representa a convergência e a união dos povos, e foi hasteada pela primeira vez no dia 27 de abril de 1994.
Leia também: Bandeira dos Estados unidos — história, cores, significado e outras curiosidades
Resumo sobre a bandeira da África do Sul
- A bandeira da África do Sul é um símbolo nacional do país.
- Foi adotada no ano de 1994, após o fim do Apartheid.
- O desenho da atual bandeira da África do Sul foi feito por Frederick Brownell, arauto do Estado à época.
- Ela representa a união e a convergência dos povos sul-africanos.
- As cores da bandeira da África do Sul representam os povos sul-africanos, que influenciaram na formação de sua população e dos partidos políticos atuantes no país.
Significado da bandeira da África do Sul
A bandeira da África do Sul é um dos símbolos nacionais do país. A África do Sul teve a sua história marcada pelo Apartheid, regime segregacionista que esteve em vigor por quase meio século (entre 1948 e 1994) e que impôs uma série de limitações à população negra sul-africana. A nova bandeira do país, oficialmente adotada pouco tempo após o fim do Apartheid, significa união e convergência dos povos que vivem na África do Sul.
O lema do país serviu de inspiração para a bandeira: União é Força. Essa união é representada pela forma em Y no centro do pavilhão, sendo o encontro e a mistura de dois caminhos distintos, os quais representam a diversidade da população sul-africana. O conjunto de cores representa, igualmente, a pluralidade de culturas e de nacionalidades que originaram a África do Sul, como zulus, africânderes, britânicos e outros.
Significado das cores da bandeira da África do Sul
As cores da bandeira da África do Sul não têm um significado individual. Elas foram incorporadas ao estandarte em referência a diversos outros símbolos políticos e históricos sul-africanos, incluindo as origens de sua população, como:
- o partido político Congresso Nacional Africano (ANC), que teve Nelson Mandela como um de seus principais membros e cuja bandeira carrega as cores preto, verde e amarelo;
- o povo zulu e o Partido da Liberdade Inkatha (IFP), principal representante dos zulus no Congresso, representados nas cores amarelo, verde, vermelho e branco;
- os árabes muçulmanos, representados pelo verde, e os britânicos e africânderes, representados pelas cores vermelho, branco e azul.
Essas são algumas das interpretações que são feitas das cores presentes na bandeira da África do Sul. Inicialmente o preto e o amarelo não faziam parte do projeto, mas seu criador, Frederick Brownell, logo adicionou outras cores de maneira a criar uma identidade visual única que não se assemelhasse aos pavilhões dos países que colonizaram a África do Sul, com combinações de cores como vermelho alaranjado ou laranja, branco e azul isolados.
Veja também: Como foi o processo de descolonização da África
História da bandeira da África do Sul
A atual bandeira da África do Sul foi adotada no ano de 1994, simbolizando o fim do Apartheid, que havia sido celebrado com a eleição de Nelson Mandela (1940-2013), principal símbolo da resistência sul-africana, como presidente do país. Anterior a isso, o pavilhão da África do Sul tinha como base a cor da bandeira dos Países Baixos, e exibia em seu interior a Union Jack, do Reino Unido, e as bandeiras da República do Estado Livre de Orange e do Transvaal, ambas regiões que compõem atualmente o território da África do Sul.
A bandeira da África do Sul era assim, entre 1928 e 1994:

Depois da longa luta pelo fim do regime de segregação, uma nova bandeira foi requisitada para representar a profunda alteração política e social pela qual a África do Sul estava ando, entrando em uma era de maior liberdade e de união de seus povos, garantindo, principalmente, mais direitos à população negra. A tarefa de conceber o novo símbolo nacional sul-africano foi atribuída ao então arauto do Estado Frederick Brownell, que teve o prazo de uma semana para o seu projeto.
Brownell desenvolveu uma série de rascunhos levando em consideração fatos como as antigas cores da bandeira sul-africana, os diferentes povos que compõem a sua população e o momento político e histórico que o novo pavilhão representaria. Antes de Brownell ser contatado, uma competição foi aberta para os sul-africanos desenvolverem uma nova bandeira para o seu país, o que aconteceu em 1993. No entanto, nenhum dos designs enviados foi considerado apropriado.
Uma vez que Brownell havia chegado ao seu produto final, o desenho dele foi encaminhado com outros quatro para o então presidente Frederik Willem de Klerk, que transferiu a tarefa de escolher a nova bandeira do país para Cyril Ramaphosa, atualmente o presidente da África do Sul.

À época, Ramaphosa era parte do Parlamento sul-africano, e, segundo Brownell, Nelson Mandela foi consultado por Ramaphosa acerca de qual bandeira representaria o país. O design de Brownell, então, foi o escolhido, e a atual bandeira da África do Sul foi apresentada nacionalmente em 27 de abril de 1994.
Saiba mais: Bandeira da Inglaterra x bandeira do Reino Unido — qual a diferença?
Curiosidades sobre a África do Sul
- A África do Sul tem uma população de 64.007.187 habitantes, sendo o 24º país mais populoso do mundo.
- Estabelece mais de cinco mil quilômetros de fronteiras terrestres, fazendo divisa com outros seis países africanos.
- O país tem três capitais: Pretória (capital istrativa), Cidade do Cabo (capital legislativa) e Bloemfontein (capital judicial).
- Mafadi (ou Ntheledi) é a montanha de maior elevação da África do Sul, tendo cume situado a 3450 metros de altitude.
- Abriga um dos principais polos de inovação tecnológica do continente africano, que fica na Cidade do Cabo.
- O país tem 12 sítios tombados como Patrimônios da Humanidade pela Unesco.
Créditos da imagem
Fontes
REDAÇÃO. Fred Brownell: The man who made South Africa's flag. BBC, 27 abr. 2014. Disponível em: https://mundoeducacao-uol-br.informativomineiro.com/news/magazine-27155475.
REPUBLIC OF SOUTH AFRICA. South African Flag – Symbolysm. The Presicendy – Republic of South Africa, [s.d.]. Disponível em: https://www.thepresidency.gov.za/south-african-flag.
SMITH, Whitney. Flag of South Africa. Encyclopedia Britannica, [s.d.]. Disponpivel em: https://www.britannica.com/topic/flag-of-South-Africa.
SOUTH AFRICAN TOURISM. An enduring symbol of unity and overcoming adversity as a nation. South African Tourism, [s.d.]. Disponível em: https://www.southafrica.net/cd/en/travel/article/an-enduring-symbol-of-unity-and-overcoming-adversity-as-a-nation.
