Conflito de Darfur

Darfur é uma região localizada no extremo oeste da República do Sudão, esse é dividido em três estados, denominados de Darfur ocidental, Darfur do sul e Darfur do norte.

Darfur possui uma população aproximada de 5,5 milhões de pessoas que vivem com pouco o à escola e aos serviços assistenciais do governo, se trata de uma área de desenvolvimento, os povos do local são divididos em três tribos que são os fur, masalit e os zaghawa, são basicamente todos negros e mulçumanos.

Em fevereiro 2003, iniciou um conflito em Darfur, o ponto de partida da ofensiva foram os rebeldes que lutam pela separação de seu território, afirmaram que o governo a qual eram subordinados agia representando apenas a elite de religião islâmica, e por outro lado tratava as pessoas de Darfur com displicência, ou seja, eram deixados de lado. Darfur é composta quase totalmente por negros, com atividade econômica ligada à produção de agricultura de subsistência e uma restrita parcela de nômades que criam animais.

O governo sudanês respondeu de forma violenta e repressora as ofensivas dos rebeldes separatistas, apoiados pela milícia dos árabes que habitavam o local e que eram chamados de janjaweed, o governo esperava acabar com os rebeldes que eram de religiões e etnias diferentes.

O conflito de Darfur deixou um saldo bastante desumano, segundo as estimativas da ONU a guerra civil já deixou cerca de 30 mil mortos e milhões de refugiados. De acordo com estudos e estimativas da OMS (Organização Mundial de Saúde) a realidade no qual vive os refugiados do conflito é extremamente degradante, aproximadamente 10 mil pessoas morrem mensalmente vítimas da violência, fome e das diversas doenças epidêmicas presentes como, por exemplo, a AIDS.
Guerrilheiros sudanenses armados
Guerrilheiros sudanenses armados
Publicado por Eduardo de Freitas

Videoaulas

Artigos Relacionados

Japão
Aspectos da segunda maior potência econômica do planeta.
Sudão
Saiba quais são os principais aspectos geográficos do Sudão e veja dados sobre a população, a economia e a cultura do país.