Acidente vascular cerebral (AVC)

O acidente vascular cerebral (AVC), também chamado de acidente vascular encefálico (AVE), ocorre por falta de sangue para irrigar (isquemia) uma área do cérebro ou através do rompimento (hemorragia) de vasos sanguíneos do cérebro, com perda momentânea de suas funções. O acidente vascular isquêmico ocorre em 80% dos casos, enquanto que o acidente vascular hemorrágico ocorre em 20% dos casos.

Causas do AVC

O acidente vascular cerebral tem maior propensão de acontecer em pessoas com hipertensão, cardíacos, diabéticos, obesos, fumantes, naqueles com colesterol alto, que já tenham tido acidente isquêmico transitório, que consomem bebidas alcoólicas excessivamente, com malformação arteriovenosa cerebral, etc.

Leia também: O que é diabetes?

Tipos de AVC

Há três tipos de acidente vascular cerebral isquêmico, são eles:

AVC por trombose: alguma artéria localizada no cérebro entope, impedindo a agem do sangue. Pode ser causado por placas de gordura que se alojam nas paredes das artérias. Pessoas com colesterol alto podem sofrer esse tipo de AVC.

AVC por embolia: ocorre quando o átrio do coração não pulsa corretamente, fazendo com que o sangue fique parado e coagule. Ao sair do coração, esse coágulo pode chegar até o cérebro e se alojar em alguma artéria cerebral, impedindo a agem de sangue para alguma região do cérebro.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

AVC por choque circulatório: causado por parada cardíaca, ou estado de choque circulatório prolongado. Quando ocorre isso, o sangue para de circular como deveria, podendo ocorrer isquemia em todo o cérebro. É o tipo mais grave de AVC. Pacientes que sofrem parada cardíaca devem ser atendidos o mais rápido possível para evitar a morte cerebral.

O acidente vascular hemorrágico ocorre após o rompimento de algum vaso do cérebro, levando ao derramamento de sangue em uma parte ou em toda a caixa intracraniana. Esse rompimento pode ser causado por um aneurisma ou por arteriosclerose.

Sintomas do AVC

Quando a pessoa sofre um AVC, ela apresenta alguns sintomas como fraqueza nos membros, dificuldade na fala, distúrbios visuais como cegueira total ou parcial, boca torta e paralisia em um dos lados do corpo.

Leia também: Como funciona o sistema cardiovascular?

Diagnóstico e tratamento do AVC

O médico, diante de um paciente com suspeita de AVC, deverá realizar uma tomografia para identificar o tipo de AVC, para, assim, proceder da melhor forma. No AVC isquêmico é possível o uso de medicamentos chamados de trombolíticos para melhorar o quadro. Já no AVC hemorrágico, podem ocorrer casos cirúrgicos dependendo da compressão que o cérebro estiver sofrendo.

Imagem com os tipos de AVC.
Existem dois tipos de AVC: o AVC isquêmico e o AVC hemorrágico.
Publicado por Paula Louredo Moraes

Videoaulas

Artigos Relacionados

Colesterol
Tudo o que você precisa saber sobre o colesterol, como síntese, transporte, como controlá-lo, seus benefícios ao organismo e também seus malefícios!
Diabetes mellitus
Aprenda um pouco sobre o diabetes mellitus, uma doença que pode ser bastante grave e gerar complicações se não tiver o acompanhamento adequado.
Hipertensão (pressão alta)
Você sabe o que é hipertensão? Clique aqui e compreenda melhor esse problema de saúde que pode levar até mesmo à morte.
Infarto
O infarto do miocárdio é um problema de saúde grave que pode levar à morte caso o tratamento não ocorra rapidamente. Clique aqui e saiba mais sobre o tema!
Obesidade
A obesidade atinge cerca de 18 milhões de pessoas no Brasil. Clique aqui e aprenda mais sobre as causas e consequências desse problema de saúde.