Dislexia

A dislexia é um distúrbio de aprendizagem que reduz a velocidade e a qualidade das habilidades de leitura, escrita e soletração de uma pessoa. Para leigos no assunto, uma pessoa é considerada disléxica se foi mal alfabetizada, se é desatenta, desmotivada ou de pouca inteligência, mas na verdade o disléxico é uma pessoa com déficit fonológico influenciado por fatores genéticos e ambientais. Dessa forma, o disléxico apresenta deficiência no reconhecimento fonológico e ainda lentidão e imprecisão nas palavras.

O disléxico apresenta alguns sinais que podem demonstrar sua condição como: dificuldade em rimar, reconhecer letras e fonemas, soletrar, ler em voz alta, memorizar e apresenta ainda disgrafia, discalculia, problemas com a memória de curto prazo, entre outros que podem ou não ocorrer de forma evidente.


A dislexia pode ser superada quando o portador desse distúrbio é encaminhado a terapias fonoaudiológicas com o intuito de aprender a relacionar as letras aos sons que promovem, melhorando o vocabulário do disléxico e sua compreensão das palavras. Esse distúrbio ainda não pode ser tratado, já que não é doença, portanto, não se deve encaminhar um disléxico ao especialista com a intenção de cura.

Tal distúrbio pode ser identificado na infância durante o período escolar quando inicia as dificuldades com as palavras. A compreensão do pai para crianças disléxicas é extremamente importante, pois dessa forma a criança não se sente “burra” e anormal. Além da compreensão, os pais ainda devem procurar uma boa instituição de ensino que trabalham com crianças disléxicas a partir de diferentes formas de aprendizagem. Ainda devem estar atentos, ser perseverantes e práticos, buscando sempre uma forma de auxiliar a criança.

Dificuldade na leitura de letras.
Dificuldade na leitura de letras.
Publicado por Eliene
Biologia
Doença de Parkinson
A doença de Parkinson ficou muito conhecida e relacionada aos tremores involuntários das mãos e à dificuldade em realizar alguns movimentos, mas o tremor das mãos nem sempre está relacionado à doença. Atualmente, a doença não tem causa conhecida. A degeneração de células nervosas específicas abaixa os níveis de dopamina, causando o conjunto de sintomas que conhecemos como doença de Parkinson ou mal de Parkinson.