Acetonas
A acetona é um líquido incolor com odor característico, ela é muito usada na remoção de esmaltes.
O principal membro da classe das Cetonas (substâncias orgânicas oxigenadas) recebe a denominação de Acetona (ou ainda, propanona ou dimetil-cetona).
Características físicas da acetona:
Este composto orgânico sintético tem a forma de um líquido incolor de odor característico e facilmente distinguido.
É fácil notar a presença da acetona nos salões de beleza, onde é usado na remoção de esmaltes. Basta abrir o recipiente que o contém e rapidamente o mesmo é inalado, pois evapora facilmente, além de ser inflamável (CUIDADO!) e solúvel em água.
CH3(CO)CH3
Fórmula química da acetona
Fórmula molecular da acetona
Obtenção da Acetona
Existem vários métodos de se obter Acetonas, um deles consiste em aquecer acetato de cálcio 300°C. A equação abaixo representa o processo:
A acetona (C3H6O) aparece como um dos produtos finais do processo.
Conheça algumas das utilizações da acetona:
O principal uso é com solvente de tintas, vernizes e esmaltes. É usada também como agente secante de objetos, como por exemplo, de recipientes em laboratórios. Devido a propriedade de ser miscível com a água, combinam-se ambos os líquidos e então evapora.

Publicado por Líria Alves de Souza
Artigos Relacionados
Ftalatos
Ftalatos, o que são ftalatos, ftlalatos são tóxicos, tereftalato, utilização dos tereftalatos, PVC flexível, poli cloreto de vinila, ácido ftálico, éster, anel benzeno ligado a dois ácidos ftálicos, cancerígeno e broxante.
Propanona ou Acetona
Conheça a composição química da acetona ou propanona, suas principais propriedades e modo de obtenção.
Banco de Redações
Elementos da narrativa: espaço
Já reparou onde se am as histórias? O espaço é um elemento que ajuda o leitor a se ambientar nas narrativas. Tal elemento pode ser construído de formas variadas, ricas, dependendo da intenção do autor. Na aula de hoje, vamos nos aprofundar um pouquinho sobre a ambientação nos textos narrativos.