Aspectos naturais da América Central

A América Central é um subcontinente da América, o qual ocupa uma área de 550 mil km2. O território abrange uma grande variedade de elementos naturais.

Tal subcontinente é formado basicamente por montanhas, quase sempre formadas a partir de fenômenos como o vulcanismo e tectonismo. O relevo mais suave é às áreas litorâneas dos oceanos Pacífico e Atlântico.


A localização geográfica da América Central favorece a ocorrência do clima tropical, uma vez que a mesma está na zona intertropical do planeta. Entretanto, são identificados outros tipos de climas. Isso é explicado pelo fato de haver um relevo elevado (montanhas), que torna as temperaturas mais baixas em algumas áreas. Dessa forma, é possível identificar três características climáticas denominadas: terras quentes, terras temperadas e terras frias.

Terras quentes: onde ocorre o relevo do tipo planície e planalto de baixa altitude. Nessas regiões, a temperatura média anual gira em torno de 25°C, característica ligada ao clima tropical úmido e equatorial.

Terras temperadas: desenvolve-se em áreas de relevo do tipo planalto de altitude, que se estabelecem entre as planícies costeiras e as montanhas. Nesses locais, o clima é o tropical de altitude, a temperatura média anual é de aproximadamente 20°C.

Terras frias: ocorrem nas áreas montanhosas. As grandes altitudes proporcionam o surgimento de temperaturas baixas, típicas de clima frio.
 

Mapa da América Central.
Mapa da América Central.
Publicado por Eduardo de Freitas
Geografia
Fatores locacionais da indústria
Assista à videoaula saiba o que são os fatores locacionais da indústria. Entenda como a atividade industrial considera alguns critérios para seu estabelecimento e evolução. Conheça os fatores locacionais da indústria na atualidade.