Reações que a mudança de temperatura verão/inverno provoca

O outono é a estação do ano caracterizada pela diminuição das temperaturas e da umidade do ar, pois como marca a agem do verão para o inverno, é o período em que as temperaturas vão se amenizando. Nesse período de transição, o organismo já tende a estranhar a queda da temperatura.

Durante esse período o organismo necessita utilizar maior quantidade de energia para manter a temperatura corpórea equilibrada, pois é homeotérmico, mantém a temperatura corpórea mesmo se a temperatura externa cair, mas o aumento da queima de energia ocorre de maneira discreta, ou seja, não há aumento excessivo nessa queima que justifique a ingestão exagerada de alimentos. Ainda, nesse período a necessidade de ingerir líquidos é amenizada, já que o organismo não expele tanto líquido.

Alguns especialistas defendem a tese de que o envolvimento de maior ingestão de alimentos nos períodos frios está relacionado a sensações de aconchego, ou seja, as pessoas buscam algo que ajude a manter o seu corpo quente.

Muitas pessoas tendem a engordar nesse período e em relação a isso os especialistas sugerem que a alimentação seja moderada e que a ingestão de líquidos não seja diminuída. Também atentam para o abuso dos chocolates, fondues, queijos amarelos e alimentos fritos. Tais alimentos devem ser substituídos por chá quente, leite desnatado, achocolatado diet, legumes, frutas, queijos brancos e grelhados.
Fondue: alimento calórico bastante consumido no frio
Fondue: alimento calórico bastante consumido no frio
Publicado por Gabriela Cabral
Biologia
Doença de Parkinson
A doença de Parkinson ficou muito conhecida e relacionada aos tremores involuntários das mãos e à dificuldade em realizar alguns movimentos, mas o tremor das mãos nem sempre está relacionado à doença. Atualmente, a doença não tem causa conhecida. A degeneração de células nervosas específicas abaixa os níveis de dopamina, causando o conjunto de sintomas que conhecemos como doença de Parkinson ou mal de Parkinson.