Ovogênese

O processo de ovogênese, que ocorre no ovário da mulher, resulta na formação do gameta feminino.

Denominamos de gametogênese o processo em que são formados os gametas masculino e feminino. Em se tratando da formação do gameta feminino, a gametogênese recebe o nome de ovogênese ou ovulogênese.

Etapas da ovogênese ou ovulogênese

A ovogênese pode ser dividida em três etapas básicas: período de multiplicação, período de crescimento e período de maturação.

 

 

 


Ovogênese é o processo responsável pela formação de gametas femininos

Período de multiplicação: ocorrem sucessivas mitoses nas células precursoras dos gametas femininos, chamadas de ovogônias (2n). Essas divisões, que acontecem no epitélio germinativo do ovário, ocorrem no início da fase fetal, indo aproximadamente até o terceiro mês de vida.

Período de crescimento: No período de crescimento, as ovogônias começam a acumular substância de reserva (vitelo) e aumentam em volume. Nessa etapa, elas am a ser chamadas de ovócitos primários ou ovócitos I (2n).

Período de maturação: No período de maturação, inicia-se o processo de meiose, porém este não se completa e os ovócitos primários estacionam na prófase I. A meiose continuará apenas após estimulação do hormônio FSH (hormônio estimulante do folículo), que ocorre na puberdade.

O ovócito primário continua a divisão I da meiose e produz o ovócito secundário ou ovócito II (n) e o primeiro glóbulo polar ou glóbulo polar I (n). O ovócito secundário, que é a célula lançada no momento da ovulação, começa a segunda divisão da meiose, mas o processo é inibido na metáfase II. Caso não ocorra o encontro do espermatozoide com o ovócito secundário, ele se degenera aproximadamente um dia após sua liberação. Ocorrendo a fecundação, a meiose completa-se e é liberado o segundo glóbulo polar ou glóbulo polar II (n).

Atenção: Alguns estudos sugerem que, além da ovogênese, os gametas da mulher podem formar-se também durante a vida adulta. Segundo esses trabalhos, a origem dessa célula seria células-tronco do próprio organismo.

Apesar de frequentemente ser chamado de óvulo, na ovulação é liberado um ovócito secundário
Apesar de frequentemente ser chamado de óvulo, na ovulação é liberado um ovócito secundário
Publicado por Vanessa Sardinha dos Santos
Biologia
Doença de Parkinson
A doença de Parkinson ficou muito conhecida e relacionada aos tremores involuntários das mãos e à dificuldade em realizar alguns movimentos, mas o tremor das mãos nem sempre está relacionado à doença. Atualmente, a doença não tem causa conhecida. A degeneração de células nervosas específicas abaixa os níveis de dopamina, causando o conjunto de sintomas que conhecemos como doença de Parkinson ou mal de Parkinson.