Papa Leão XIV (Robert Prevost)
O Papa Leão XIV (Robert Prevost) é o 267º papa da Igreja Católica, sendo originário de Chicago, nos Estados Unidos. Ele também possui cidadania peruana, sendo o primeiro papa que os dois países elegeram na história. Ele sucedeu o Papa Francisco no pontificado, sendo eleito em maio de 2025.
Ele nasceu em um lar católico, ingressando na vida religiosa em 1977. Tornou-se padre em 1982, atuando durante mais de uma década no Peru, além de ser prior geral da Ordem de Santo Agostinho. O sacerdote estadunidense foi nomeado ao cardinalato pelo Papa Francisco em 2023 e teve uma série de outras funções na Igreja.
Leia também: Papa Francisco — detalhes sobre a vida e sobre o pontificado do 266º pontífice da Igreja Católica
Resumo sobre o Papa Leão XIV
-
O Papa Leão XIV é o 267º pontífice da Igreja Católica.
-
Ele foi eleito no conclave realizado em maio de 2025.
-
Ele é originário de Chicago, nos Estados Unidos, sendo o primeiro papa estadunidense.
-
Ingressou na Igreja Católica na década de 1970, tornando-se padre em 1982.
-
Realizou um longo trabalho religioso no Peru, país do qual possui cidadania.
Biografia do Papa Leão XIV
→ Nascimento do Papa Leão XIV
Robert Francis Prevost, conhecido mundialmente como o Papa Leão XIV, nasceu no dia 14 de setembro de 1955, sendo originário da cidade de Chicago, nos Estados Unidos. Ele foi um dos três filhos que o casal formado por Louis Marius Prevost e Mildred Martínez teve juntos. Os seus irmãos se chamam Louis Martin e John Joseph, ambos mais velhos que Robert.
→ Infância do Papa Leão XIV
Robert Prevost têm descendência de espanhóis (por parte de sua mãe) e de ses e italianos (por parte de seu pai). Além disso, seu pai era um veterano da Segunda Guerra Mundial que havia atuado nos desembarques na Normandia, enquanto que sua mãe era formada em biblioteconomia e uma católica fervorosa.
Ele ou parte de sua infância em Dolton, um distrito localizado aos arredores de Chicago, e participou ativamente de uma comunidade católica chamada St. Mary of the Assumption. Ele também fez parte de seus estudos em instituições católicas, encerrando sua formação escolar básica no St. Augustine Seminary High School.
→ Juventude do Papa Leão XIV
A juventude de Robert Prevost foi pautada pela religião, demonstrando desde muito jovem o interesse por dedicar sua vida à Igreja. Depois que encerrou seu ensino médio, ele ingressou na Villanova University, formando-se em Matemática no ano de 1977. Após finalizar sua graduação, Prevost ingressou na vida religiosa, tornando-se noviço.
Sacerdócio do Papa Leão XIV
Em 1977, Robert Prevost tornou-se noviço na Ordem de Santo Agostinho, localizada na cidade de Saint Louis, no Missouri. Posteriormente ele retornou para Chicago, onde realizou sua profissão de fé, em 1978. Ele emitiu os seus votos solenes em 1981, dando sequência a sua formação religiosa, finalizando um mestrado em Teologia, em 1982, pela Catholic Theological Union.
No dia 19 de junho de 1982, aconteceu o ordenamento de Robert Prevost a padre. Ele deu sequência a sua formação acadêmica e obteve um doutorado em Direito Canônico no ano de 1987. Antes de finalizar o seu doutorado, Robert Prevost, foi enviado para o Peru brevemente, retornando aos Estados Unidos e então sendo enviado mais uma vez ao Peru, em 1988.
Ele ou vários anos em Peru, inicialmente em Trujillo, atuando na formação de aspirantes agostinianos e posteriormente assumindo diferentes posições. Em 1998, Prevost retornou para Chicago, sendo eleito prior provincial da Província Agostiniana “Mãe de Bom Conselho”. Poucos anos depois, em 2001, foi eleito para prior geral da Ordem de Santo Agostinho.
Robert Provest permaneceu nessa posição por 12 anos, pois foi eleito para um mandato de seis anos e reeleito para exercer um segundo mandato. Nesse período, uma grande polêmica abalou a imagem de Prevost, pois ele foi acusado de ser negligente com denúncias de abuso sexual que foram realizadas por sacerdotes católicos sob comando do prior.
Novas denúncias foram realizadas contra Prevost, em 2023, e somente depois delas é que ele encaminhou o afastamento dos padres envolvidos com abuso e pedofilia. Esses episódios foram relembrados pela imprensa em 2025, quando Prevost foi eleito papa no conclave realizado nesse ano.
Depois de permanecer por 12 anos como prior geral, Prevost foi nomeado pelo Papa Francisco para ser o apostólico da Diocese de Chiclayo, localizada no Peru. Prevost, então, retornou para o país sul-americano em 2014. No ano seguinte, ele foi nomeado bispo de Chiclayo, e, em 2018, assumiu como segundo vice-presidente da Conferência Episcopal Peruana.
Em 2023, o Papa Francisco nomeou Robert Prevost como cardeal de Santa Mônica. Posteriormente, o Papa Francisco nomeou o cardeal estadunidense para ser o prefeito do Dicastério dos Bispos, atuando na nomeação dos bispos em todo o planeta. Prevost também era presidente da Pontifícia Comissão para a América Latina, responsável por debater e cuidar dos assuntos relativos à Igreja Católica na América Latina.
Pontificado do Papa Leão XIV
No dia 21 de abril de 2025, o Papa Francisco faleceu após um longo período de problemas com sua saúde. Ele faleceu aos 88 anos, encerrando seu pontificado, iniciado em 2013. Com a morte do papa, a Igreja Católica deu início a sua organização para escolher um novo representante. O conclave de 2025 teve seu início em 7 de maio.
Diante disso, já no segundo dia de conclave, os cardeais reunidos elegeram o cardeal estadunidense Robert Prevost. Ele aceitou sua missão, anunciando que seu nome no pontificado seria Leão XIV. Ele realizou o seu primeiro discurso em italiano e espanhol, falando sobre a paz e sobre estabelecer uma Igreja que receba todos e que seja capaz de construir pontes.
e também: O que é o conclave e como ele acontece?
Escolha do nome Leão XIV
A escolha do nome Leão XIV por parte do cardeal estadunidense no ato de sua eleição ao pontificado chamou a atenção de muitos. O último papa com esse nome, Leão XIII, faleceu em 1903. Estudiosos do Vaticano apontam que o Papa Leão XIV escolheu esse nome como forma de homenagear dois papas.
Primeiramente está o Papa Leão XIII, fundador do Rerum Novarum, popularmente conhecida como doutrina social católica nos tempos modernos. Esse documento fala sobre direitos básicos dos seres humanos e do impacto da industrialização na vida dos trabalhadores, demonstrando preocupação com os direitos desses. Muitos apontam que essa escolha de Leão XIV aponta uma preocupação dele com a desigualdade social, podendo estabelecer um pontificado que defenda ideias de justiça social.
Por fim, fala-se também que a escolha do nome foi em homenagem ao Papa Leão I, papa entre 440 e 461, em um cenário de guerras. Ele ficou marcado por defender diplomaticamente Roma e sua população de ataques de povos germânicos, como os hunos.
Qual a ideologia do Papa Leão XIV?
No interior da Igreja Católica, há uma divisão de seus membros entre aqueles que são reformistas e aceitam algumas mudanças para adaptar a Igreja Católica aos tempos modernos; e aqueles que são tradicionalistas, considerados mais conservadores em muitas posições. Dentro dessa divisão, o Papa Leão XIV é considerado uma figura possivelmente neutra, mas tem uma tendência pela ala dos reformistas. Ele é considerado uma figura-chave para reconciliar essas duas alas no interior da Igreja Católica.
Ele já se posicionou publicamente contra as guerras, sobretudo contra as guerras na Ucrânia e Gaza, e já fez críticas a Donald Trump e à política imigratória discriminatória promovida pelo presidente estadunidense.
Curiosidades sobre o Papa Leão XIV
-
O Papa Leão XIV tem nacionalidade peruana, sendo considerado o primeiro papa estadunidense e peruano da história.
-
O Papa Leão XIV já esteve por diversas vezes no Brasil antes de seu pontificado, visitando estados como Goiás, São Paulo, Minas Gerais, Rio de Janeiro, entre outros.
-
O Papa Leão XIV é fluente em cinco idiomas: inglês, espanhol, português, italiano e francês.
Créditos de imagem
[1] Marco Iacobucci Epp / Shutterstock (reprodução)
[2] Riccardo De Luca – Update / Shutterstock (reprodução)
[3] Vaticano (reprodução)
Fontes
CASAMIRO, Poliana. Leão XIV: veja o que já disse o novo papa sobre pena de morte, o vice-presidente dos EUA, racismo e ordenação de mulheres. Disponível em: https://g1.globo.com/mundo/noticia/2025/05/08/leao-xiv-veja-o-que-pensa-o-novo-papa.ghtml.
KIRBY, Paul. Papa Leão 14: quem é Robert Prevost, 1º pontífice americano e defensor do legado de Francisco. Disponível em: https://mundoeducacao-uol-br.informativomineiro.com/portuguese/articles/vkyj44lggo.
REDAÇÃO. A vida e história de papa Leão XIV: Robertum Franciscum Prevost. Disponível em: https://www.vaticannews.va/pt/papa/news/2025-05/robertum-franciscum-prevostleone-xiv.html.
REDAÇÃO. Leão 14: o que pode estar por trás do nome do novo papa. Disponível em: https://mundoeducacao-uol-br.informativomineiro.com/portuguese/articles/cwyn73k8zyxo.
SMITH, Benedict. Abuse allegations cast shadow over Pope Leo XIV. Disponível em: https://www.telegraph.co.uk/world-news/2025/05/09/new-pope-leo-child-abuse-priests-robert-prevost-peru/.
![O Papa Leão XIV foi escolhido como o sucessor do Papa Francisco no dia 8 de maio de 2025.[1] O Papa Leão XIV foi escolhido como o sucessor do Papa Francisco no dia 8 de maio de 2025.[1]](https://image.staticox.com/?url=https%3A%2F%2Fstatic.mundomundoeducacao-uol-br.informativomineiro.com%2Fmundoeducacao%2F2025%2F05%2Fo-papa-leao-xiv-foi-escolhido-como-o-sucessor-do-papa-francisco-no-dia-8-de-maio-de-20251.jpg)